Ahrefs: Análise aprofundada dos Blacklinks

Ahrefs: Análise aprofundada dos Blacklinks

A ferramenta Ahrefs é popular entre os profissionais de SEO e sem dúvidas é a queridinha dos que trabalham na estratégia de Link Building e isso não é em vão! Afinal, quando falamos de SEO off page, todo cuidado é pouco.

Um ponto forte da Ahrefs esta na praticidade em identificar se as táticas utilizadas realmente estão sendo eficientes e o que pode ser melhorado para que o processo dê resultados cada vez melhores.

A Ahrefs é uma ferramenta de SEO muito eficiente no trabalho Off-page, mas também é muito poderosa nas análises estratégicas e no On-page.

Nós vamos te explicar detalhadamente sobre o que é e como funciona essa ferramenta.

O que é Ahrefs?

Ahrefs SEO

A Ahrefs é uma ferramenta de SEO criada em 2011 pelo ucraniano Dmitry Gerasimenko, visando fazer a análise avançada de domínios, com foco nas estratégias de backlinks.

Não é de hoje que o Link Building é um trabalho importantíssimo para o ranqueamento no Google, e baseando-se nisso, a plataforma sempre busca aperfeiçoar seus algoritmos de análise das métricas Off-page.

Seus bots navegam pela internet em busca de sites rastreaveis, atuando para coletar, processar e armazenar dados que são muito relevantes para os profissionais de marketing digital.

Considero que atualmente as métricas de link Building geradas pela ferramenta são as de maior credibilidade na hora de entender o cenário atual de um site e montar uma estratégia com foco no crescimento da reputação.

Quais são as principais funções do Ahrefs?

Com o passar dos anos, a plataforma Ahrefs evoluiu nas funções que oferece aos profissionais de marketing digital.

Com variadas opções de funções, elencamos o que o profissional pode esperar da plataforma, como:

  • Site Explorer;
  • Alertas;
  • Content Explorer;
  • Keywords Explorer;
  • Análise da SERP (a página de resultados do Google);
  • Domain Comparison;
  • Link Intersect;
  • Content Gap;
  • Rank Tracker;
  • Site Audit;
  • Análise de concorrência;
  • Broken Links;
  • SEO Toolbar.

Devido a toda essa versatilidade de funções, acredito que todo profissional de SEO deveria ao menos, experimentar a plataforma uma vez.

Tendo como objetivo compreender seu funcionamento e fazer experiências em relação ao uso, possibilitando bons resultados a partir da experiência.

A função de alertas é um aspecto bem interessante

Entre todas as funções de otimização de SEO que a plataforma oferece, a de alertas é algo que pode ser usado estrategicamente para ter uma série de resultados positivos.

Não só obtendo alertas por e-mail quando notificações de SEO importantes para seu domínio acontecem, como também, possibilitando que esses alertas sejam enviados para seu e-mail referente ao site de seu concorrente.

Garantindo que o uso funcione como um Google Alerts só que voltado para links e palavras-chave.

Acompanhar o que a concorrência direta está executando é fundamental, para que possa entender a dinâmica de mercado e estar sempre alguns passos mais à frente dos concorrentes.

É uma plataforma constantemente atualizada

Além de todos os fatores já expostos, também é interessante lembrar que a Ahrefs é uma plataforma constantemente atualizada.

O que faz com que o material seja efetivamente informativo e valioso para quem trabalha com marketing digital.

Possibilitando que os profissionais da área usem a plataforma como uma referencia confiável. Onde encontram palavras-chave, alertas, permite a criação de até 5 domínios diferentes para saber qual está se destacando e muito mais.

Com a atualização constante, o material ganha qualidade. Além de ter a análise da SERP que oferece uma estimativa de tráfego do site a partir da posição da palavra-chave indexada.

Portanto, é realmente uma ferramenta completa para quem trabalha com SEO e deseja ter os melhores resultados todos os meses.

Vale o investimento para usar a plataforma?

Sim! Mesmo sendo um valor mais elevado devido a cotação em dólar, o uso da plataforma pode gerar resultados realmente diferenciados.

Afinal, é uma ferramenta bastante completa em suas funcionalidades e oferece uma série de possibilidades.

Otimizando os resultados obtidos e possibilitando que o profissional tenha um resultado acima da média para cada um de seus clientes.

A otimização de SEO é cada vez mais profissional e requer o uso de ferramentas com a finalidade de trazer benefícios para o cotidiano de trabalho.

Portanto, investir em uma ferramenta mais completa é interessante, mesmo que seja meramente como uma experiência inicial adquirindo o plano mais básico.