Laboratório de Testes de SEO: Introdução

Laboratório de Testes de SEO: Introdução
☢️
Atenção: Todos os testes apresentados aqui neste artigo foram realizados em um ambiente um controlado.

Desde minha infância sou apaixonado pelo universo do hacking, onde existe uma busca incessante por brechas de segurança através da exploração de falhas no desenvolvimento.

E em 2009 eu trouxe essa paixão para o mundo do SEO, tenho a necessidade de testar todos os cenários para ter o entendimento aprofundado sobre como os buscadores realmente funcionam, indo muito além de tudo aquilo que dizem ser a verdade absoluta.

Não existem segredos no SEO Whitehat, o Google possui uma lista extensa de boas práticas e todas estão disponíveis para que possamos estudá-las e colocá-las em prática.

Googlebot indexando uma página

As boas práticas de SEO são baseadas em tudo aquilo que torna um site relevante de forma segura, são ações internas e externas que o Google entende como saudáveis, pois sinalizam que o site responde da melhor forma possível as buscas dos usuários.

E é assim que as coisas devem acontecer, pois um site que implementa as recomendações do Google é um site em dia com tudo aquilo que garante um bom desempenho em SEO a longo prazo, estando sempre preparado para os futuros updates.

Ok, devo seguir todas as boas práticas de SEO, mas o que é o Laboratório de Testes?

Em diversos momentos me deparei com ações internas e externas que seriam boas para o site, porém batiam de frente com algumas boas práticas de SEO e que acabaram não sendo implementadas, por medo.

E é aí que entra o Laboratório de Testes, venho tentando entender como o Google reage aos mais diversos cenários, desde implementações explícitas de ações estratégicas que fazem sentido até blackhat e técnicas avançadas que dificilmente um algoritmo teria facilidade em detectar.

Desenvolvi diversos sites que estão em diferentes estágios de SEO, hospedados em servidores distintos, verdadeiros laboratórios de testes para entendermos como o Google se comporta com relação a cada ação.

Vou compartilhar todos os resultados aqui com você e eu te convido para fazer parte desse projeto, acompanhando nossos testes e dando sugestões valiosas para o avanço das minhas análises.

Estamos realizando os seguintes estudos: